No último sábado (02), a Sicredi Vale Litoral SC, instituição financeira cooperativa com presença no litoral e no vale catarinense, se juntou para a mobilização do Dia C (Dia de Cooperar), uma iniciativa nacional liderada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que ocorre sempre no Dia Internacional do Cooperativismo – primeiro sábado de julho, e que busca demonstrar a força do cooperativismo em prol das transformações sociais.
Este ano a cooperativa, representada pelas suas vinte e quatro agências, realizaram ações de responsabilidade social nas comunidades, alinhadas aos princípios do cooperativismo, por meio de iniciativas de voluntariado. Segundo o presidente da Sicredi Vale Litoral SC, José Domingos de Andrade, “ser cooperativa é, antes de tudo, zelar pelo bem-estar de um grupo, de uma sociedade.
É entender que o desenvolvimento econômico e social precisa caminhar juntos. Por isso, toda cooperativa tem o compromisso social de ajudar sua comunidade a crescer e se desenvolver.”
O Dia C é uma data muito especial para o Sicredi, pois mobiliza as pessoas e promove uma série de ações que contribuem para o desenvolvimento local. “Esse sem dúvidas foi um dia histórico para a Sicredi Vale Litoral, um dia marcado pelo bem. Queremos fomentar o movimento de voluntariado através da cooperação, do compartilhamento do tempo e do conhecimento e habilidades das pessoas.Entendemos que assim, construiremos juntos uma sociedade mais próspera e solidária.”, afirma Arão João da Silva Neto, diretor executivo da Sicredi Vale Litoral SC.
Entre todas as iniciativas desenvolvidas pelas agências estão:
Revitalização dos espaços de conveniências das escolas: Vereador Paulo Reis, Educar, CMEI Soldadinho de Chumbo e Francisco Victor Alves, em Itapema; pintura da ponte do píer turístico de Porto Belo, espaço de convivência da APAE, em Navegantes; parque da Escola Municipal Vadislau Schmitt, em Guabiruba; ação de limpeza nas praias, na Costeira de Zimbros; arrecadação de alimentos para doações nas cidades de Blumenau, Brusque, Guabiruba e Tijucas; e, ainda, ação com idosos na casa de orações Madre Paulina, no Lar de Idosos, de Nova Trento.