A saúde de Itapema em números

0
49

Com as melhorias e investimentos do Governo Municipal, a área da saúde vive um novo tempo em Itapema. As cirurgias eletivas, realizadas no Hospital Santo Antônio, somam o total de 2.052 procedimentos desde 2017. Somente no ano passado, 2019, foram 989 cirurgias realizadas. Neste ano, devido a pandemia de Covid-19, a realização de novos atendimentos sofreu alterações no calendário e os números foram reduzidos para evitar a disseminação do contágio através do novo coronavírus.

A aposentada Joana Souza procurou atendimento no ano passado para tratar as fortes dores que sentia no joelho. “Busquei atendimento na rede pública municipal e prontamente fui agendada. Após descobri que necessitada passar pelo especialista em ossos. O ortopedista constatou que eu precisava passar por uma cirurgia e hoje em dia posso dizer que estou muito bem”, conta.

Médicos especialistas e especialidades

Além das cirurgias eletivas, Itapema investe constantemente na contratação de novos profissionais. Os números de médicos especialistas somam 29 profissionais entre ortopedistas, pediatras e outros. Para se ter uma idéia, no ano de 2016 foi feitos 20.029 atendimentos em especialidades. Já em 2019, este número saltou para 36.332 atendimentos. O município também vem investindo cada vez mais na realização de exames clínicos.  Um comparativo revela que em 2016 foram 4.479 exames como eletrocardiograma, laringoscopia e outros. No ano passado, 2019, os exames realizados saltaram para 7.805.

Triagem nos atendimentos

Os atendimentos iniciais são feitos nos bairros nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Após a triagem inicial, quando necessário, o paciente é encaminhado para uma consulta especializada no CERES com Neurologistas, Psiquiatras, Cardiologistas, Dermatologistas, Urologistas, Médicos Ultrassonografias, Ortopedistas, Ginecologistas, Endocrinologistas, além de Cirurgião Ortopédico, Fonoaudiólogo, Médico do Trabalho, Nutricionista, Oftalmologista, Pediatras e Otorrinolaringologistas.

Cirurgia dos olhos

Um grande avanço na Saúde de Itapema pode ser notado em procedimentos do ramo da oftalmologia. Para citar um exemplo, em 2016 nenhuma cirurgia de pterígio (membrana que reveste a pálpebra e que cobre a parte branca do olho) havia sido realizada. No ano passado, dados revelam que foram feitos 147 procedimentos. No ano de 2016, foram 80 cirurgias de cataratas. Já em 2019, através de mutirões, foram realizadas 501 cirurgias.

Para o Secretário de Saúde, Alexandre Furtado Kons dos Santos, os mutirões de cirurgias diminuíram a demanda por este tipo de procedimento. “Como já reduzimos a fila com outros mutirões, hoje a espera para a cirurgia de catarata é bem menor”, explicou.

Esse foi o caso da aposentada do Bairro Taboleiro, Edi Weinhemer Ito, que em menos de um mês após a primeira consulta foi chamada para fazer o procedimento. “Foi tudo muito rápido, consultei no posto aqui do bairro e já dei encaminhamento, em algumas semanas já marcaram”, conta.

Uma semana após realizar o procedimento, Edi comemora a nova fase. “Hoje eu consigo ir a igreja e enxergar o altar, consigo ler a Bíblia e assistir televisão sem usar óculos, isso sem falar nas roupas que eu pensava que tinha outra cor e agora enxergo bem mais claras”, afirmou.

Centro de triagem criado para conter pandemi

O Centro de Triagem do Coronavírus em Itapema foi criado para conter a pandemia e já atendeu mais de 13 mil pacientes com sintomas gripais desde a sua instalação na sede da Associação de Aposentados de Itapema (APIT), localizada na Rua 700, no Bairro Várzea.  Além dos monitores, respiradores, leitos de emergência, ultrassom portátil, Itapema adquiriu a cápsula ‘Vanessa’, tecnologia trazida de Manaus que auxilia os portadores da doença. Também foi implantado a “dose de ataque” instituída por meio de protocolo. Com apenas um sintoma, o paciente já vai receber a receita e a medicação. Como estratégia contra o Covid-19, testes rápidos também foram disponibilizados para a população em forma itinerante em vários bairros. Desta forma, o número de atendimentos e internações caiu consideravelmente na cidade.