Uma reunião que iniciou na tarde desta quinta-feira (29), em Brasília, pode resultar no encerramento da greve do HU (Hospital Universitário) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) nesta sexta-feira (30).
De acordo com a nota divulgada pelo HU, ficou definida a manutenção das cláusulas sociais do ACT vigente por mais um ano.
Além disso, as cláusulas econômicas serão encaminhadas para julgamento pela Sessão de Dissídios Coletivos do Tribunal Superior do Trabalho ainda no mês de outubro.
Por fim, ainda de acordo com a nota da diretoria de gestão de pessoas da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), as entidades sindicais se comprometeram com o fim da greve nesta sexta-feira (30), até as 16h.
“Essas medidas possibilitarão o fim da greve e o célere desfecho do ACT, como vinha sendo amplamente defendido pela empresa e aguardado pelos empregados)”, complementa em nota.
Relembre:
Os servidores do HU entraram em greve na última segunda-feira (26), após aviso enviado por meio de um ofício para os secretários municipal e estadual de Saúde.
Ainda de acordo com o documento encaminhado, os atendimento eletivos já agendados e que porventura sejam suspensão serão agendados. O hospital também se comprometeu a fazer “todos os esforços para a manutenção dos atendimentos de forma a não prejudicar a assistência ao paciente”.
Vale destacar que a paralisação está sendo realizada de forma nacional, ou seja, atinge os hospitais federais que a Ebserh atua.
Ainda nesta quinta, o Hospital Universitário emitiu um comunicado para solicitar à população que procurasse outros hospitais ou Upas (Unidade de Pronto Atendimento) em função da greve dos trabalhadores vinculados à empresa.