7º Acampamento Farroupilha começa na sexta-feira em Balneário Camboriú

0
1283

Pode preparar a pilcha porque está chegando a data mais festejada pelos gaúchos que cultuam as tradições do Rio Grande. Em Balneário Camboriú, as celebrações do 20 de Setembro, Dia do Gaúcho, já começam nesta sexta-feira (13), às 18h, com o Acampamento Farroupilha.

O evento tem entrada gratuita e vai até 22 de setembro, em um espaço na Avenida do Estado, esquina com a Rua 904, em frente à Praça das Bandeiras. Nos 10 dias de duração da festa, 17 grupos tradicionalistas vão preparar e vender a comida típica e apresentar a cultura gaúcha aos visitantes, por meio da música, dança, declamação, invernadas artísticas, entre outras atividades. No Acampamento Farroupilha, que está na 7ª edição, haverá shows musicais com artistas nativistas, como Érlon Péricles, Luciano Guarise, Grupo Quero-Quero, Nilton Ferreira, João Luiz Corrêa, Joca Martins, entre outros (confira a programação abaixo).

A estimativa é de que mais de 60 mil pessoas visitem o evento. O Acampamento Farroupilha é realizado pela Associação Gaúcha em Santa Catarina (AGASC), com apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Cultural.

“Um dos nossos objetivos é proteger e preservar as manifestações culturais, contemplando a diversidade cultural de Balneário Camboriú, sendo ela latino-americana, litorânea, como a dos pescadores, entre outras. As manifestações da cultura gaúcha são fortes e representativas em nosso município, tanto que a festa já chega na 7ª edição e sempre trazendo um grande público, de origem gaúcha ou não”, diz a presidente da Fundação Cultural, Bia Mattar.

Uma das principais atrações do evento é o Desfile Farroupilha, sábado (14), a partir das 14h, com a tradicional cavalgada pelas ruas da cidade, da qual devem participar cerca de 200 pessoas a cavalo.

O evento é alusivo ao aniversário da Revolução Farroupilha, que começou em 20 de setembro de 1835, no Rio Grande do Sul, e terminou em 1845. Contra o governo imperial do Brasil, a revolução é considerada uma das mais longas rebeliões da história do país.

Horários do Acampamento Farroupilha

Dias úteis: das 18 à meia-noite

Sábados e domingos: das 10h à meia-noite

Artigo anteriorPrimeiro laboratório de produção de pele humana para testes do Brasil é inaugurado no Rio
Próximo artigoAssistência Social de Itajaí realiza curso gratuito de panificação e confeitaria