Professores de Camboriú participam de palestras sobre transtornos e dificuldades de aprendizagem

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A educação de Camboriú está em constante aperfeiçoamento, por isso, o Projeto Aperfeiçoando Saberes, desenvolvido pela Secretaria de Educação, busca abordar sempre diretrizes que contribuam no dia a dia dos profissionais que atuam no setor. Na última semana, o projeto contou com a participação da pediatra, dra Maria Tereza Mello, que abordou em linguagem pedagógica, assuntos como transtornos e dificuldades de aprendizagem que os professores podem identificar e contribuir para o bom desenvolvimento dos alunos. As palestras foram destinadas aos professores do 1º ao 5º ano e supervisores de toda a rede municipal de ensino.

“Assim como em outras áreas, a educação precisa estar sempre se atualizando e se aperfeiçoando, pois cada aluno é único e todas as turmas são importantes. Desde o início o que buscamos é dar o suporte extra e necessário aos nossos professores, que diariamente vivenciam experiências diferenciadas em sala de aula”, ressaltou a secretária de Educação, Alecxandra Maria Vitorassi Rosa.

Durante o seminário, a pediatra enfatizou a importância dos professores identificarem as dificuldades e realizarem a triagem inicial, sugerindo aos pais, quando necessário, que levem a criança ao médico. Uma vez que dessa forma o aluno poderá ser avaliado pelo profissional da saúde e, em conjunto com outros fatores, os responsáveis conseguirão chegar a um diagnóstico e dar os encaminhamentos necessários para o desenvolvimento da criança. “É importante reforçar que escola é ensino, não retira a responsabilidade da família no acompanhamento da criança. Mas esta interação da escola, família e profissional de saúde com certeza fará toda a diferença para o bom desenvolvimento do aluno, consequentemente diminuirá o prejuízo de aprendizagem futura”, avaliou.

A pediatra explicou ainda sobre a diferença entre dificuldade de aprendizagem e transtornos de aprendizagem. Os professores puderam tirar suas dúvidas, relatar experiências vividas em sala de aula e se atualizarem com dicas de leitura. “Estamos plantando uma semente, iniciando ações que com certeza trarão bons resultados a longo prazo”, comentou Maria Tereza, que há 25 anos atua na saúde do município, sendo que atualmente realiza atendimentos nas unidades e Estratégia da Saúde da Família (ESF).

Para a formadora do Projeto Aperfeiçoando Saberes, Kamilla Bertinatto Mendes Campi, a palestra foi positiva. “Foi um momento de estudo e conhecimento, que se tornou agradabilíssimo, devido ao encantamento, conhecimento e propriedade no assunto em que a médica explanou. O fato dela abordar exemplos práticos e de vivências dos professores em sala, além de explicar sobre a importância dos relatórios, com certeza fez toda a diferença e contribuirá na rotina dos educadores”, salientou.

 Projeto

O projeto, que realiza formações mensais com os profissionais da educação, está no 10º encontro, sendo que no final do ano os participantes receberão certificados de 80 horas para os professores das séries iniciais. Além das formações, a equipe ministra ainda provas nas escolas, para avaliar toda a rede de ensino, são cerca de 5.500 alunos. Com esses dados em mãos, a equipe realiza uma devolutiva para os professores e é através dessas informações colhidas, por escola e turma de toda rede, que se consegue fazer um comparativo do início ao final do ano, e assim os profissionais podem avaliar melhor o que precisam se aperfeiçoado.

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