Chuva e ventos intensos atingiram novamente o Sul do Estado nessa segunda-feira (7), causando queda de árvores, de postes e destelhamentos, além de ter deixado diversas regiões sem energia elétrica.
Em Içara, a Defesa Civil atendeu uma série de ocorrências e contabilizou mais de seis casas destelhadas, além de galpões destruídos, uma escola atingida e diversos pontos de alargamento na cidade, assim como queda de placas, outdoors e árvores. O salão da igreja na comunidade de Ponta do Mato também ficou destelhado.
O município de Criciúma também registrou diversos estragos por conta do temporal. Segundo a Defesa Civil, houve mais de 25 chamados, envolvendo queda de árvores, inclusive em cima de residência, e destelhamentos.
“Já fizemos alguns atendimentos e temos alguns ainda em abertos, por conta da chuva de domingo e segunda que atingiu Criciúma”, comentou o diretor do órgão na cidade, Fred Gomes.
Árvore cai em residência e granizo atinge cidade
Em Forquilhinha, também no Sul do Estado, uma árvore caiu sobre uma residência de alvenaria, situada no bairro Santa Cruz. Os moradores precisaram ser retirados.
O temporal também provocou destelhamentos, quedas de árvores e postes, tanto na área urbana quanto rural da cidade. Além disso, houve registro de granizo.
Previsão preocupa para as próximas horas
Entre a tarde desta terça-feira (8) e a madrugada desta quarta (9), o calor combinado à umidade e a passagem de uma frente fria pelo Litoral de Santa Catarina provoca temporais com chuva pontualmente intensa, diz a Defesa Civil estadual.
A previsão é de chuva com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, sobretudo no Meio-Oeste ao Litoral, regiões em que o risco para ocorrências associadas, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas é alto, como indica a área em laranja do mapa abaixo.
No Extremo-Oeste, o risco para ocorrências é baixo e no Oeste (área em verde) o risco é moderado (área em amarelo).