Pular para o conteúdo
Quinta-feira, 8 de outubro de 2026
Diário Litoral Litoral Norte RS e Extremo Sul SC
Saúde

Prefeitura de Osório organiza estratégias de combate e prevenção à raiva bovina

Encontro realizado na Borússia reuniu técnicos e agentes de saúde para alinhar protocolos de monitoramento e orientar a população sobre os riscos da doença.

Redação Diário Litoral 1 min de leitura
Ouça esta notíciaDiário Litoral · voz sintetizada
Reunião técnica no distrito da Borússia definiu ações de controle contra a raiva bovina. (Foto: Prefeitura Municipal de Osório)
Reunião técnica no distrito da Borússia definiu ações de controle contra a raiva bovina. (Foto: Prefeitura Municipal de Osório)

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca de Osório promoveu, nesta quinta-feira (8/10), uma reunião técnica para tratar do controle da raiva bovina. O evento ocorreu no Departamento de Produtos Agropecuários (DPA), no distrito da Borússia, sob a condução do secretário municipal da pasta, João Fernando Marques, e do coordenador do DPA, Guilherme Dobler.

O debate contou com a presença de médicos-veterinários, agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde. O grupo discutiu o papel dos morcegos na transmissão do vírus e a necessidade de monitoramento constante para identificar focos de perigo, visando a proteção tanto da sanidade animal quanto da saúde pública.

Durante a agenda, foi enfatizada a importância da vacinação do rebanho e da conscientização dos produtores rurais. Os profissionais reforçaram que, em episódios de morte de bovinos, os proprietários devem buscar a Inspetoria Veterinária do Estado para receber diretrizes sobre o manejo sanitário e o enterramento seguro dos animais.

A iniciativa busca integrar diferentes frentes de trabalho para ampliar a capacidade de orientação aos moradores. A raiva é classificada como uma enfermidade grave, que pode ser transmitida por meio de mordidas ou arranhões de animais contaminados, tornando as ações preventivas essenciais para mitigar riscos na região.

Marcado em Saúde Osório/RS

Comentários

Para comentar é preciso informar nome, e-mail e telefone. Só o nome e o texto aparecem no site — e-mail e telefone ficam apenas com a redação. Veja a política de privacidade.

Seja o primeiro a comentar esta matéria.

Leia também